´

Proteja seu recém-nascido da gripe

É aquela época do ano novamente: temporada de gripe. A cada ano, milhões de pessoas se agacham no outono para se preparar para o início anual dos surtos de gripe. Com a temporada, vem uma enxurrada de visitas a, na melhor das hipóteses, consultórios de pediatras e, na pior, departamentos de emergência de hospitais por pais preocupados e seus filhos doentes. Agora que você tem um recém-nascido, quer estar preparado.


Então, como você mantém seu novo bebê saudável neste inverno?

Embora você não possa vacinar seu bebê, existem medidas que você pode seguir para mantê-lo saudável durante a temporada de gripe - muitas delas de bom senso.


O que é gripe?

De acordo com os Centros de Controle de Doenças dos EUA, a gripe é uma doença respiratória contagiosa causada por um grupo de vírus conhecido como influenza. Atinge uma média de cinco a 20 por cento da população dos EUA a cada ano, causando sintomas que variam de febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, coriza e dores musculares até náuseas, vômitos e diarreia. As complicações associadas à doença incluem pneumonia bacteriana, infecções de ouvido, infecções dos seios da face, desidratação e agravamento de condições médicas crônicas.

Crianças pequenas, idosos e pessoas com condições crônicas de saúde estão particularmente sob risco de complicações graves relacionadas à gripe.


Como posso evitar a gripe?

O CDC recomenda tomar a vacina contra a gripe como a forma número um de evitar contrair a gripe. Se possível, tome a vacina contra a gripe em outubro ou novembro, embora ainda possa ser vacinado até dezembro.

Pais, irmãos e responsáveis por crianças pequenas devem ser vacinados. A Academia Americana de Pediatria revisou sua recomendação em 2006 para incluir vacinas contra a gripe para crianças de seis meses a cinco anos de idade. O CDC também recomenda que as mulheres grávidas sejam vacinadas. Estudos sugerem que a imunização materna pode ajudar a prevenir a gripe em bebês.

Embora seu recém-nascido seja muito jovem para receber a vacina com segurança, e independentemente de você ter sido ou não vacinado durante a gravidez, ele não pode pegar gripe se não entrar em contato com o vírus.

Outros preventivos simples incluem cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com água e sabão - muitas vezes, evitar o contato próximo com pessoas que estão doentes e manter seu bebê longe de locais públicos lotados. A gripe é transmitida por meio do contato com as gotículas respiratórias de uma pessoa infectada, principalmente por tosse e espirro, portanto, fique alerta e aja de acordo.


O que fazer se você ou seu bebê ficarem doentes?

Se você acha que está gripado, minimize o máximo possível o contato com seu bebê. Beba bastante líquido e descanse. Tome medicamentos para reduzir a febre, conforme necessário, e entre em contato com seu médico se a sua condição piorar. Se o seu bebê ficar doente, certifique-se de que ele continue a mamar com freqüência para evitar a desidratação. Ligue para o seu pediatra imediatamente se o seu bebê tiver dificuldade para respirar, não estiver se alimentando adequadamente, parecer menos responsivo do que o normal ou se a temperatura retal subir acima de 100,4 graus Fahrenheit.

A gripe é uma preocupação séria, especialmente para pais de recém-nascidos. Mas estratégias simples e de bom senso podem ajudá-lo a manter seu bebê saudável durante a temporada de gripe.

Voltar